Há algum tempo, o ovo era considerado um alimento perigoso! Um vilão das dietas para perda de peso e diminuição do colesterol.
Pouco se falava dos benefícios deste alimento. Além de ter baixo custo, é excelente fonte de vários nutrientes: folato, vitaminas A, D, E, K, B2, B8, B12, selênio, ferro, fósforo, cálcio, magnésio, sódio, potássio, cloro, iodo, manganês, enxofre, cobre, zinco, gorduras de boa qualidade e proteínas. Vale lembrar que os minerais, vitaminas e gorduras estão presentes quase que totalmente na gema. A clara é composta, especialmente, pelas proteínas.
Pesquisas recentes mostram que o consumo de 1 ovo por dia é aceitável desde que se diminua outros alimentos ricos em colesterol. Portanto, podemos comer um ovo tranquilamente por dia mas devemos diminuir a quantidade de carnes gordurosas, linguiças, queijos amarelos, leite integral.
Deve-se atentar para a forma de preparo do ovo. Ovos fritos ou mexidos pedem ainda mais gordura! Prefira os ovos cozidos, pochê ou omeletes assadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário