Pages - Menu

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Alimentos que ajudam a controlar o colesterol e triglicérides


É cada vez mais comum encontrar pessoas com os níveis de colesterol e/ou triglicérides elevados. Isso se deve, principalmente, às escolhas alimentares e ao estilo de vida que estamos acostumados a levar. 

Após descobrir que essas taxas estão alteradas, o primeiro passo é excluir uma série de alimentos ricos nestas gorduras e começar a praticar exercícios regularmente. Além disso, podemos associar alimentos que ajudam a diminuir as taxas destes componentes.  
Soja - A soja possuiu efeitos protetores sobre as doenças cardiovasculares e, conseqüentemente, sobre os níveis do colesterol HDL (aumenta) e LDL (diminui). Isso acontece devido à presença das isoflavonas.
Aveia e Linhaça - Estes dois cereais são ricos em fibras e só por isso já colaboram para melhorar os níveis de colesterol e triglicérides no sangue. A aveia possui um tipo de fibra solúvel chamada beta-glucana que, de acordo com vários estudos realizados, diminui o LDL (colesterol ruim). Já a linhaça possui considerável quantidade de ômega 3 em sua composição que também diminui o LDL e ajuda aumentar o HDL (colesterol bom).

Salmão e sardinha - São fontes de ômega 3, que ajuda a controlar o colesterol e os triglicérides. Eles inibem a formação de plaquetas e colaboram na coagulação sanguínea, evitando assim tromboses e doenças cardiovasculares.

Suco de uva - Quanto mais natural melhor, principalmente se for feito com a casca. Dessa forma você obterá uma substância chamada resveratrol, um poderoso antioxidante que ajuda na redução do colesterol.

Castanha-do-Pará - O consumo regular (2 unidades/dia) dessa oleaginosa auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares. Os ácidos graxos insaturados presentes nela são os responsáveis por esse benefício, uma vez que ajudam na diminuição das taxas de triglicérides e colesterol no sangue, e colaboram com o aumento do HDL.

Fitoesteróis - São substâncias semelhantes ao colesterol e são pouco absorvidas pelo intestino. Por competirem com o colesterol, contribuem para que esse seja menos absorvido. As principais fontes são nozes, semente de girassol, soja, trigo, milho, feijões, abacate, legumes e verduras. Também são encontrados, comercialmente, enriquecendo produtos como cremes vegetais, iogurtes e leite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário