Seja Bem-Vindo ao Blog Batida Nutricional

Conheça as criadoras deste Blog.

Um Almoço no Centro de São Paulo

Um exemplo do que é certo e errado sobre a variedade de alimentos em um prato.

Pages - Menu

terça-feira, 28 de maio de 2013

Vai viajar no feriado? Siga as nossas dicas para não furar a dieta!

Um simples feriado pode causar um estrago na dieta de quem está tentando emagrecer. Atacar frituras, doces, bebidas alcoólicas e tantas outras delícias engordativas podem colocar a sua dedicação de dias a perder. Confira as nossas dicas:
  • Você não precisa fugir do churrasco. Se for comer carne vermelha, escolha só um acompanhamento entre: arroz, farofa, maionese, salada de batata ou mandioca cozida. Ou então, diminua as quantidades para experimentar mais opções;
  • Dê preferência às carnes mais magras (baby beef, alcatra, sobrecoxa de frango). Não esqueça de retirar a gordura aparente antes de colocar a carne na churrasqueira e de tirar a pele do frango também antes;
  • As saladas de folhas, tomate, pepino estão sempre liberadas;
  • Se você adora o queijo coalho, prefira apenas 1 fatia ou troque por um corte magro de carne;
  • Evite frituras, carnes gordurosas (cupim e costela), linguiças, preparações com creme de leite e queijos amarelos;
  • Se a ocasião pedir um vinho, diminua a quantidade de alimentos nesta refeição. A Organização Mundial de Saúde recomenda, como dose saudável, 2 taças para homens e 1 para mulheres.
  • Na hora da sobremesa, troque os doces por frutas. Se a vontade estiver grande, sirva-se de pedaço pequeno.

Pode comer ovos todos os dias?

Há algum tempo, o ovo era considerado um alimento perigoso! Um vilão das dietas para perda de peso e diminuição do colesterol. 

Pouco se falava dos benefícios deste alimento. Além de ter baixo custo, é excelente fonte de vários nutrientes: folato, vitaminas A, D, E, K, B2, B8, B12, selênio, ferro, fósforo, cálcio, magnésio, sódio, potássio, cloro, iodo, manganês, enxofre, cobre, zinco, gorduras de boa qualidade e proteínas. Vale lembrar que os minerais, vitaminas e gorduras estão presentes quase que totalmente na gema. A clara é composta, especialmente, pelas proteínas.

Pesquisas recentes mostram que o consumo de 1 ovo por dia é aceitável desde que se diminua outros alimentos ricos em colesterol. Portanto, podemos comer um ovo tranquilamente por dia mas devemos diminuir a quantidade de carnes gordurosas, linguiças, queijos amarelos, leite integral.

Deve-se atentar para a forma de preparo do ovo. Ovos fritos ou mexidos pedem ainda mais gordura! Prefira os ovos cozidos, pochê ou omeletes assadas.

terça-feira, 21 de maio de 2013

Você conhece os benefícios do abacate?

 
Abacate traz grandes benefícios à saúde de quem consome, principalmente quando aliado à uma dieta balanceada. Os efeitos no controle do diabetes, colesterol e reumatismo podem ser verificados após 2 a 3 meses de consumo diário. Como o abacate é muito calórico, não podemos ultrapassar 2 a 3 colheres de sopa ao dia.

Seu acentuado valor energético está relacionado à quantidade de gordura monoinsaturada e poliinsaturada, responsáveis pelo aumento do HDL e auxílio na redução da taxa de colesterol no sangue.

Gordurosa ou não, o fato é que essa fruta tem mais potássio do que a banana. De todas as frutas, ela é a que possui mais betacaroteno, um pigmento antioxidante que auxilia na obtenção de vitamina A. Além dessa substância, é rica também em magnésio, ácido fólico e riboflavina, que favorecem o metabolismo de gorduras e açúcares. E por falar em açúcar, o abacate, diferentemente das outras frutas, é a única que perde açúcar depois que amadurece. Em 100 gramas, tem 2,3 gramas de proteína e 5,6 gramas de fibras.

Rico em gordura, o abacate é ótimo para combater a prisão de ventre já que acelera o processo de digestão. Por sua cremosidade, é muito utilizado pela indústria de cosméticos. Mas não é só sua polpa que pode ser aproveitada. Sua casca ou sementes torradas e moídas podem ser usadas contra parasitas intestinais e para amenizar os efeitos de diarréia. Suas cascas, quando aquecidas, podem ser colocadas sobre a testa para diminuir febre. E o suco extraído delas combate hipertensão, dor de garganta e serve, também, para regular o período menstrual. Já o óleo que sai das folhas é usado para acabar com problemas de acne. 

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Alimentos que ajudam a controlar o colesterol e triglicérides


É cada vez mais comum encontrar pessoas com os níveis de colesterol e/ou triglicérides elevados. Isso se deve, principalmente, às escolhas alimentares e ao estilo de vida que estamos acostumados a levar. 

Após descobrir que essas taxas estão alteradas, o primeiro passo é excluir uma série de alimentos ricos nestas gorduras e começar a praticar exercícios regularmente. Além disso, podemos associar alimentos que ajudam a diminuir as taxas destes componentes.  
Soja - A soja possuiu efeitos protetores sobre as doenças cardiovasculares e, conseqüentemente, sobre os níveis do colesterol HDL (aumenta) e LDL (diminui). Isso acontece devido à presença das isoflavonas.
Aveia e Linhaça - Estes dois cereais são ricos em fibras e só por isso já colaboram para melhorar os níveis de colesterol e triglicérides no sangue. A aveia possui um tipo de fibra solúvel chamada beta-glucana que, de acordo com vários estudos realizados, diminui o LDL (colesterol ruim). Já a linhaça possui considerável quantidade de ômega 3 em sua composição que também diminui o LDL e ajuda aumentar o HDL (colesterol bom).

Salmão e sardinha - São fontes de ômega 3, que ajuda a controlar o colesterol e os triglicérides. Eles inibem a formação de plaquetas e colaboram na coagulação sanguínea, evitando assim tromboses e doenças cardiovasculares.

Suco de uva - Quanto mais natural melhor, principalmente se for feito com a casca. Dessa forma você obterá uma substância chamada resveratrol, um poderoso antioxidante que ajuda na redução do colesterol.

Castanha-do-Pará - O consumo regular (2 unidades/dia) dessa oleaginosa auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares. Os ácidos graxos insaturados presentes nela são os responsáveis por esse benefício, uma vez que ajudam na diminuição das taxas de triglicérides e colesterol no sangue, e colaboram com o aumento do HDL.

Fitoesteróis - São substâncias semelhantes ao colesterol e são pouco absorvidas pelo intestino. Por competirem com o colesterol, contribuem para que esse seja menos absorvido. As principais fontes são nozes, semente de girassol, soja, trigo, milho, feijões, abacate, legumes e verduras. Também são encontrados, comercialmente, enriquecendo produtos como cremes vegetais, iogurtes e leite.

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Conheça alguns alimentos que ajudam a diminuir o enjôo na gravidez!


Na gestação, o organismo da mulher sofre intensas alterações. Uma das consequências mais desagradáveis desse processo é o enjôo, geralmente no período da manhã. Esse desconforto ocorre especialmente no primeiro trimestre da gestação e melhoram por volta da 20ª semana. Alguns alimentos ajudam a aliviar o desconforto:

castanhas: o jejum prolongado é um dos fatores que provocam o enjôo, por isso é muito comum que as grávidas sintam náuseas pela manhã. Comer lentamente  2 castanhas do Brasil, ou 2 nozes ainda na cama ajuda a controlar essa sensação ruim. 

Peixes, frango, ovos, grãos em geral: a deficiência de vitamina B6 está relacionada a sintomas de náusea gestacional, por isso não deixe de ingerir alimentos que são fonte desse nutriente.

Banana nanica: a banana nanica é duplamente indicada por ser uma boa fonte de vitamina B6 e potássio. A vitamina B6 evita o enjôo; já o potássio controla os vômitos.

Bebidas frias e ácidas: tomar limonada sem açúcar ou acrescentar gotas de limão na água ou nos chás são ótimas maneiras da gestante se manter bem hidratada e ainda diminuir o enjôo. Outra dica é temperar alimentos com limão.

Abacaxi e caqui: além de aliviarem a ânsia, essas frutas são fontes de vitamina C, nutriente importante para o fortalecimento do sistema imunológico e da placenta. 

Laranja-pêra, tomate: alimentos ácidos são bem tolerados, portanto, invista neles.

Gengibre: uma sugestão é fazer um chá ou cortá-lo em lascas para colocar na salada. Fazer um suco de abacaxi com gengibre é uma ótima opção e além de auxiliar na digestão.

Iogurtes: a intolerância ao leite é muito comum na gestação e pode causar enjôo. Substituir o leite pelo iogurte ajuda a garantir o consumo de cálcio e a diminuir as náuseas, pois ele é digerido pelo estômago mais facilmente. Prefira os iogurtes com probióticos, que também ajudam no bom funcionamento do intestino.


quinta-feira, 9 de maio de 2013

Receitinha fácil para o dia das mães!

No dia das mães, faça uma surpresa para ela! Prepare uma receita rápida e fácil! Confira a nossa sugestão para o almoço de domingo.
Strogonoff de Palmito
Ingredientes:
550g de palmito picado
2 xícaras de chá de polpa de tomate
1 xícara de chá de cogumelos
1 colher de sopa de catchup
1 colher de sopa de mostarda
1/2 xícara de chá de água
1 cebola grande picadinha
100g de creme de leite de soja (ou creme de leite light)
6 dentes de alho picados
Cebolinha a gosto (opcional)
Modo de fazer:
1 - Refogue no azeite a cebola e o alho, quando dourar acrescente o palmito picado e os cogumelos. Deixe em fogo baixo por aproximadamente cinco minutos. Mexa delicadamente para o palmito não desmanchar.
2 - Acrescente a polpa de tomate, a mostarda, o catchup e a água. Acerte o sal e deixe cozinhar em fogo baixo por 10 minutos.

3 - Desligue o fogo e acrescente os 100g de creme de leite de soja (ou creme de leite light) e a cebolinha.
Para acompanhar o strogonoff, arroz integral e batatinha palha! Porém não vale abusar da batatinha.