As férias são um período em que as crianças acordam mais tarde, viajam, passeiam e, com isso, mudam a rotina e a alimentação. O consumo de fast food, refrigerantes, sorvetes, guloseimas em geral pode ser liberado, mas sem excessos!
Seguem algumas dicas de como lidar com a alimentação dos pequenos nas férias:
- Estipule horários para as refeições, assim evita-se que as crianças passem o dia beliscando.
- A alimentação do dia deve ser dividida em 6 refeições: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e lanche da noite.
- As sopas são opções muito nutritivas, principalmente agora no inverno. Em uma única preparação, é possível oferecer aos pequenos uma grande variedade de alimentos (verduras, legumes, tubérculos, carnes). Para torná-la mais atraente, pode-se colocar macarrãozinho com desenhos de animais, letrinhas, estrelinhas.
- Os doces, salgadinhos, refrigerantes, frituras devem aparecer só de vez em quando no cardápio. Escolha 2 dias na semana para liberá-los. Mesmo assim, sem exageros e, de preferência, após o almoço ou jantar.
- Boas opções de lanches da manhã e tarde são: frutas, salada de frutas, biscoitos de aveia, cookies integrais, queijos, picolés de frutas, banana com aveia, vitaminas (leite batido com frutas).
Na próxima semana, faremos uma visita ao supermercado para dar dicas do que comprar de lanche para as crianças levarem para a escola ou comerem em casa.