As principais diferenças aparecem no gosto, na cor e na composição nutricional de cada tipo. Quanto mais escuro é o açúcar, mais vitaminas e sais minerais ele tem. Veja os tipos de açúcar existentes no mercado:
- Orgânico: não utiliza ingredientes artificiais em nenhuma etapa do ciclo de produção, por isso, possui mais vitaminas e minerais. É mais caro, mais escuro e mais grosso que o refinado e tem o mesmo poder adoçante.
- Light: combinação de açúcar refinado com adoçantes artificiais (aspartame, ciclamato e sacarina)
- Frutose: é o açúcar extraído das frutas. Tem poder adoçante 70% maior do que o açúcar refinado (branco), portanto é utilizada em menor quantidade. Pode ser usada por diabéticos.
- Açúcar refinado (branco): passa por refinamento e processo químico para se tornar branco. Esse processo tira as vitaminas e sais minerais do açúcar, deixando apenas as calorias.
- Mascavo: é o açúcar bruto, escuro e úmido. Extraído da cana depois do seu cozimento, não passa pelo refinamento como o branco. Com isso, conserva o cálcio, ferro e outros minerais, sendo, portanto, mais nutritivo.
- Cristal: açúcar com cristais grandes e transparentes. Passa pelo cozimento e por um refinamento leve que retira 90% dos sais minerais. Recebe, também, aditivos químicos.
- Demerara: também passa por refinamento leve, porém não recebe aditivos químicos. Por isso, seus grãos são marrons e seu valor nutritivo é mais alto (como o mascavo).
Concluindo, o ideal é não adoçar os alimentos. Porém, caso você ache muito necessário, prefira o mascavo, orgânico ou demerara.
Nenhum comentário:
Postar um comentário