Seja Bem-Vindo ao Blog Batida Nutricional

Conheça as criadoras deste Blog.

Um Almoço no Centro de São Paulo

Um exemplo do que é certo e errado sobre a variedade de alimentos em um prato.

Pages - Menu

domingo, 12 de agosto de 2012

Um almoço no centro de São Paulo

Outro dia, almoçando em um restaurante por quilo no centro de São Paulo, o prato de uma pessoa que se sentou ao meu lado me chamou a atenção. Não resisti e pedi para tirar uma foto para compartilhar com vocês. A variedade de alimentos salta aos olhos e todo nutricionista fala que um prato colorido é saudável. Mas, então, o que está errado?
Com um pouco mais de atenção, dá para ver o cardápio do dia: feijoada, picanha, salmão, carpaccio, ovos de codorna, panqueca de frango, sushi e couve. O prato é um verdadeiro festival de proteínas (picanha, salmão, carpaccio, ovo de codorna, frango...), mas faltam carboidratos, pois o arroz do sushi e a massa da panqueca não são suficientes. Nem tudo é erro: a escolha da couve, um dos vegetais mais ricos em vitaminas, minerais e fibras, é acertada. Porém, para o prato ficar equilibrado, o certo seria trocar o sushi e a panqueca por arroz, que forma uma excelente dupla com o feijão, e escolher apenas uma proteína, além de colocar mais vegetais.
Depois de um pouco de conversa, o dono do pratão me contou um pouco da sua rotina. Ele tem 35 anos é analista de sistemas, um trabalho considerado extremamente estressante, além de ser casado e ter um filho pequeno. Casos assim, onde a comida se torna uma válvula de escape, são bastante comuns.

domingo, 5 de agosto de 2012

Sobre Nós


Bianca e Mariana são amigas, além de nutricionistas. 

De uma conversinha em um café da cidade, surgiu a vontade de produzir um blog que transformasse informações científicas em dicas práticas e fáceis para a alimentação cotidiana. 

Desse jeito nasceu o Batida Nutricional.  Por aqui, você vai ter informações sobre o que está sendo descoberto e falado em nutrição e alimentação. Tudo sempre com um olhar prático e saudável. Também vamos espiar, nas ruas e nas casas, o que as pessoas andam comendo. 

Seja bem-vindo. Entre, olhe e compartilhe.